segunda-feira, 1 de junho de 2009
Peças de culto
Nem todo o sucesso das marcas se deve única e exclusivamente a boas estratégias de marketing. Isto porque existem criações visionárias, que nasceram devido à necessidade de uns, ou à dedicação de outros. E que acabaram por se tornar verdadeiros objectos de culto, resistindo ao tempo e às tendências.
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Peças de culto
Conhecidas e reconhecidas em todo o mundo e por todos, determinados artigos tornaram-se verdadeiros ícones, fazendo história na moda há várias décadas. Peças que reconhecemos instantaneamente e que ou fazem parte do nosso quotidiano ou simplesmente do nosso imaginário de eleição.
Pólo Lacoste
Sabia que a Lacoste foi criada por um tenista que procurava roupa mais confortável para poder praticar o seu desporto de eleição? Uma história singular, que remonta a 1927 quando René Lacoste – que pretendia melhorar a sensação térmica nas costas aquando da prática do ténis – criou pólos em malha de algodão, que absorvia a transpiração. O pólo era mais curto do que o que existia no mercado, tinha mangas curtas e golas estruturadas, revolucionando o “uniforme” usado até essa altura. A marca nasce em 1933, quando René e o industrial francês André Gillier lançam a peça com o crocodilo bordado no peito. Até 1950, o pólo era produzido apenas na cor branca. Actualmente, está disponível em mais de 50 tonalidades.
Trench Coat Burberry
Uma das peças mais copiadas em todo o mundo, foi lançada no início do século XX, mais concretamente em 1901, por Thomas Burberry que, ao ser contratado para criar a nova farda dos oficiais britânicos, desenvolveu o chamado trench coat. Esta peça conquistou o mundo e continua a ser um dos destaques das colecções da marca, actualmente desenvolvidas pelo estilista inglês Christopher Bailey. O tradicional xadrez da marca, criado nos anos 20 – como forro dos casacos – é outra das marcas registradas da Burberry.
Calvin Klein Underwear
Criada em 1982, a Calvin Klein Underwear reinventou a comunicação no segmento da roupa interior masculina, transformando-a num objecto de desejo. A marca soube sempre alimentar a polémica com as suas ousadas campanhas.
Écharpe Hermès
A empresa criada em 1837 por Thierry Hermès encetou pela produção de pequenos artigos em couro. Mas, foi na década de 1920 que a marca – pelas mãos de Émile Hermès – acrescentou o vestuário e os acessórios ao seu portefólio de produtos. Uma das marcas mais importantes do mundo, a Hermès é hoje reconhecida mundialmente, sobretudo pelas suas écharpes. Fabricadas em seda, as écharpes Hermes têm 90 cm², pesam 65 gramas e são pintadas à mão. Mais de 2,5 mil modelos foram já lançados e, todos os anos, são reeditadas pinturas antigas em edições limitadas.
Mala Louis Vuitton
Qual é a marca que consegue ter um ex-presidente como modelo publicitário? Provavelmente a resposta, para os que não conhecem a história da Louis Vuitton, seria a de que «tal feito só poderia ser atingido por uma insígnia de imenso prestígio». Um acontecimento histórico que se tornou realidade em 2007, quando o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev estreou-se na campanha da marca francesa, que é actualmente a mais desejada e pirateada em todo o mundo. Criada em 1853, a Louis Vuitton tem actualmente Marc Jacobs na direcção criativa.
Óculos Ray-Ban
Estes óculos são o resultado de uma encomenda que a Força Aérea americana fez, na década de 1920, à empresa Bausch & Lomb para criar um tipo de óculos que protegesse a visão dos pilotos contra a claridade excessiva. Foram precisos 10 anos de pesquisa até ao lançamento do primeiro modelo que se parecia com uma máscara e tinha lentes de cristal que bania os raios solares, ou seja, eram “ray banners”. Em 1937, esta peça passou a ser chamada de Ray-Ban e foi lançada no mercado com armação dourada e lentes verdes. A partir desse momento, novos modelos surgiram periodicamente, fazendo deste um dos acessórios mais modernos da actualidade.
Jeans Levi's 501
Eterno símbolo de juventude, o tradicional modelo de cinco bolsos foi criado em 1860 e nunca mais saiu da moda. Considerado pela revista Time como «a peça do século XX», é usada por ícones do cinema e da música, assim como pessoas comuns, um pouco por todo o Mundo.
Fato Chanel
Já em 1916, a revista Harper´s Bazaar afirmava que «a mulher que não tem pelo menos um fato Chanel está desesperadamente fora da moda!». Até os dias que correm tal definição parece não ter mudado e o estilo criado pela francesa Gabrielle Chanel revolucionou a moda em todo o mundo. O modelo foi ganhando novas versões e, hoje, continua presente em todas as colecções da marca, que se encontra actualmente sob o comando do “kaiser” Karl Lagerfeld.
Relógio Rolex
Rolex designa uma marca e não apenas um modelo de relógio, mas é um dos símbolos de “status” social mais conhecidos e usados pelos homens. A empresa foi criada pelo alemão Hans Wilsdorf em 1905, produzindo relógios de pulso quando ainda eram populares os modelos de bolso. Um dos mais cobiçados é o modelo Daytona, em aço inoxidável e que tem uma lista de espera de cerca de sete anos.
Fonte: Portugal Textil
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